segunda-feira, 4 de maio de 2009

FILME DO DIRETOR TARANTINO, ESCOLHIDO PARA DECUPAGEM


Pulp Fiction – Tempos de Violência (EUA, 1994)
Direção: Quentin Tarantino
Elenco: John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman, Bruce Willis
Duração: 154 minutos

Em 2009 o filme Pulp Fiction, Tempos de Violência do diretor Quentun Tarantino - completa 15 anos. Ainda assim, este adolescente causa frisson até os dias de hoje, entre os cinéfilos mais apaixonados.
“Tempos de Violência do então ‘Almost” desconhecido, Tarantino, é uma Homenagem à literatura pulp dos anos 40. Um thriller de ação do começo ao fim, um dos melhores filmes independentes já produzidos, que deu uma nova perspectiva a indústria cinematográfica americana e consagrou seu diretor conquistando a Palma de Ouro em Cannes e o Oscar de melhor roteiro.
A década de 90 rendeu bem poucos fenômenos culturais de impacto. No “Cult” Tempos de Violência, Tarantino, segundo os críticos, apresenta um roteiro não-linear e linear ao mesmo tempo (o começo é o fim, o meio faz parte do começo e do fim, ...). Além da linguagem e da narrativa ousadas, o filme é permeado por citações de consumo a cultura pop como : cheeseburgers, milk shake, twist, apresentados com cenas de forma genial. (A trilha sonora é impecável, destaque para o tema de abertura - Misirlou- e para o Twist).
O filme se compõe por três histórias apresentadas ao público de forma não cronológica. Em uma, Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson), dois mafiosos que devem fazer uma cobrança, que termina em chacina e com uma violenta seqüência no carro. Em outra história, Vincent deve levar a mulher de seu chefe (Uma Thurman) para se divertir enquanto ele viaja, mesmo com todos os boatos que rodeiam o caso. Por último, Butch Coolidge (Bruce Willis), um boxeador que deve lutar em um combate com vencedor pré-definido, mas que surpreende a todos, vence e foge com o dinheiro da luta para provar o seu valor, sendo perseguido logo após. O elenco é composto de vários atores famosos, mas a grande dupla é John Travolta e Samuel L. Jackson, eles são a alma do filme, ambos indicados ao Oscar, Uma Thurman também tem uma personagem marcante, ela também garantiu uma nomeação
Tempos de Violência é um verdadeiro marco na história do cinema. A partir desse filme, os grandes estúdios passaram a dar mais valor aos diretores independentes e aos roteiros geniais que são esnobados pelos chefões dos estúdios.

Na seqüência postaremos o perfil de dois, dos personagens principais e o perfil das três principais seqüências do filme.



Pulp Fiction – Tempos de Violência é o filme escolhido pela produtora IMPRESSIONE para o execício de decupagem.
Texto: Gilce Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário