Roteiros não lineares, trilha sonora marcante e violência temperada com muito humor-negro. Partindo destas três características começamos o estudo sobre um dos mais famosos diretores da atualidade. Aliás, diretor que também é ator e roteirista.
Com descendência italiana, irlandesa e de índios Cherokees, Quentin Jerome Tarantino nasceu em Knoxville, Tennessee (EUA), no dia 27 de março de 1963. Desde criança, já tinha a influência artística do pai (ator e músico) e do padrasto (músico). Em 1968, iniciou seus estudos na região de San Gabriel Valley. Três anos mais tarde, mudou-se para El Segundo, ao sul de Los Angeles, com a família.
Aos 16 anos de idade, Tarantino começou a estudar atuação na James Best Theatre Company. Aos 22, escreveu Captain Peachfuzz and the Anchovy Bandit, seu primeiro roteiro. Em 1984, ele passou a trabalhar como balconista em uma famosa locadora de filmes em Manhattan Beach(Video Archives). Neste emprego, conheceu Roger Avary, que mais tarde tornou-se colega de trabalho. Quentin não parou os estudos de atuação. Frequentou também a Allen Garfield's Actors' Shelter, em Beverly Hills. No entanto, a paixão que mais prevaleceu foi a escrita de roteiros.
A venda de True Romance, lançado em 1993, foi o passaporte de saída do anonimato. Daí até a fama que tem hoje foi um pulo. Inúmeros são os trabalhos que o tornaram um grande nome do cinema nos anos 90. E a grande maioria é marcada por diálogos afiados, cronologia fragmentada e inspiração na cultura pop. Muito sangue jorrando também!
Thaís
Nenhum comentário:
Postar um comentário