segunda-feira, 27 de abril de 2009

A atividade de criatividade

A atividade consistiu em pegarmos a cena que a professora passou, e criarmos os planos que achávamos mais coerentes ou que imaginávamos para aquela cena. Foi uma atividade de imaginação e criatividade.
É interessante que tenhamos feito uma atividade tão produtiva, porque é uma forma de também praticarmos os planos. Com a ajuda da professora, orientando, tivemos a oportunidade de ver o que estamos pensando corretamente e no que estamos errando também.
A cena que a professora pediu que imaginássemos era (dia/exterior) – Casal namorando no banco da praça.

A partir daí criamos os seguintes planos:

PLANO 1 – Aberto;
PLANO 2 – Travelling In;
PLANO 3 – Super close (no beijo do casal);
PLANO 4 – Travelling Out (ao redor do beijo);
PLANO 5 – Em profundidade de campo (desfoca o casal em plano próximo e, ao fundo, foca uma pessoa vestida de bananas de pijama segurando um algodão doce rosa na mão direita);
PLANO 6 – Detalhe do algodão doce sendo apontado (fumaça sai do algodão doce e revela uma arma);
PLANO 7 – Plano próximo (do casal / Ela grita e ele faz cara de dor);
PLANO 8 – Travelling In ( só os pés do banana de pijama indo embora).

4 comentários:

  1. É... a vida de diretor não é mole não. Pensar plano a plano, planejar cada cena, imaginar a ação que está no roteiro e transformá-la em imagem não é fácil. Vendo o resultado pronto não parece que há tanto trabalho por trás das câmeras.
    Thaís

    ResponderExcluir
  2. de algum modo ajudou para fazer o exercicio seguinte com o almir? caso sim - como?

    ResponderExcluir
  3. Ajudou sim. O exercício em sala foi a primeira vez que tivemos que pensar na adequação dos planos ao roteiro, o que é necessário para executá-los, o que viável, e não apenas identificá-los já realizados. Para o trabalho do Almir tivemos que fazer este exercício novamente e executá-lo, no prazo de uma aula, o que exigiu maior agilidade. Os comentários sobre o que não fazer e como deixar a cena mais dinâmica, com planos mais variados, também foram levados em consideração.

    ResponderExcluir